Morfologia dos fundos oceânicos
Na 2º Guerra Mundial, foram inventados submarinos para atacarem os barcos da superfície. Como não conheciam o fundo do oceano, pensaram que era todo plano e durante a guerra muitos naufragaram. Por isso foram construídos os sonares que lhes facilitavam a navegação.
Assim ao longo de vários anos essa maquina inteligente conseguiu cartografar os fundos dos oceanos, demonstrando assim que o oceano não é só plano. surgiu então a Morfologia dos fundos oceânicos:
- Plataforma Continental: Zona plana onde vive a maior parte das espécies marinhas (95%), tem 2 km de extensão e 150 metros de inclinação.
- Talude Continental: Zona muito inclinada, cai dos 150 metros de inclinação aos 4 km.
- Planície Abissal: Zona plana que ocupa cerca de 2/3 da crosta oceânica.
- Dorsal oceânica ou Médio: localiza-se a meio da crosta oceânica, lá podemos encontrar grandes cadeias montanhosas que são formadas a partir do Rifte, por causa de se ter acumulado a lava. Atualmente o único local onde o dorsal está a superfície é na Islândia.
- Rifte: É um vale que se localiza entre as dorsais, essa zona é responsável pela formação da crosta oceânica, a lava sai por uma fissura. Quando é libertada lava os continentes vão-se afastando.
- Fossa Oceânica: Localiza-se nos limites das placas litosférica oceânica e continental. ao contrário do Rifte está zona é responsável pela destruição da crosta oceânica.
Sem comentários:
Enviar um comentário