Tal como os sismos, já abordai nas aulas bem sobre o assunto dos vulcões.
Pelo que ouvi um vulcão forma-se quando as placas tectónicas chocam, tal como ocorre nos sismos. Depois de chocarem criam um abertura por onde pode sair o magma. futuramente podendo criar esta estrutura:
Câmara Magmática: armazenamento de magma.
Chaminé Vulcânica: estrutura por onde o magma é transportado (desde a câmara magmática até à cratera).
Cone Vulcânico: relevo formado das várias erupções a partir do acumulamento de produtos vulcânicos.
Escoada de Lava: corresponde a camadas de lava das várias erupção.
Chaminé Vulcânica: estrutura por onde o magma é transportado (desde a chaminé principal à cratera secundária).
Cone vulcânico secundário: relevo (a partir do aparelho secundário).
Cratera Secundária: estrutura circular por onde saem todos os materiais e vão ao cone.
Mais tarde depois de este processo ocorrer, iram ser emitidos vários tipos de materiais no estado gasoso, sólido e liquido:
Gasosos: os vulcões emitem vários gases mas os que existem em maior quantidade são: vapor de água, dióxido de enxofre e de carbono.
Sólidos: os Piroclastos, Obsidiana, Brecha Vulcânica e Pedra Pomes.
Piroclastos: são fragmentos de fogo, classificam-se a partir do seu tamanho. Quanto maior a quantidade de gás menor o tamanho do piroclasto.
Obsidiana: Vidro vulcânico (arrefece muito rapidamente).
Brecha Vulcânica: rocha formada a partir de fragmentos arrancados à chaminé vulcânica por excesso de lava.
Pedra Pomes: é uma rocha com muitos poros, pelo arrefecimento da lava com muito gás. Esta é a única rocha que boiá, pelo facto de a superfície da lava se formar gás contido, a rocha solidifica e o gás vai saindo enquanto a rocha arrefece.
Líquido: lava:
Lava Fluída: contem pouco gás, lava muito líquida e a temperatura altíssimas. Origina comes baixos e largos e os piroclastos são grandes.
Lava Viscosa: contem muito gás, não é tão liquida como a Fluída e está a temperaturas pouco elevadas. Origina cones altos e estreitos, os piroclastos são pequenos.
Lava muito Viscosa: contém muito mais gás, quase sólida, a temperaturas baixas.
Agora vou abordar, mas não muito o assuntos das erupções (pois já coloquei informação no blogue).
As erupções são mais ou menos perigosas dependendo de:
- viscosidade da lava;
- quantidade de gás;
- temperatura.
Vulcanismo submarino:
Para este tipo de vulcanismo ocorrer tem que existir presença de água. Pois quando a lava tocar na lava transforma-se diretamente em vapor de água e fica na lava.
Quando a lava entra em contacto com a água do mar, vão originar as pillow-lavas. O nome vem de uma sequência de arrefecimento do exterior da lava (interior líquido).
As ilhas Vulcânicas vão-se formando pela acumulação das pillow-lavas, quando chega á superfície passa a libertar o tipo de lava da câmara magmática.
Vulcanismo secundário ou Atenuado:
Para este tipo de vulcanismo acontecer tem que haver presença de uma câmara magmática ativa. A água da chuva ao infiltrar-se e chegar até as rochas mais quente passa para o estado gasoso. Se o vapor encontrar uma maneira de sair do solo subira em forma de fumarola (3 tipos). Mas se for o contrario e não sair de imediato, arrefece passa de novo ao estado líquido podendo originar uma nascente termal ou um géiser, dependendo do reservatório.
Os vulçoes encontram-se em maior quantidade nos limites continentais, cadeias montanhosas, oceanos... muitos deles ( os ativos) no Oceano Pacífico, no conhecido Anel de Fogo.
Existem muitas vantagens e desvantagens sobre os vulcões:
- Vantagens: formaram a atmosfera e os oceanos, criam novos terrenos, lançando basalto criam terrenos férteis, existe muito turismo, vendem-se produtos vulcânicos, pode criar-se energia geotérmica...
- Desvantagens: alterações climáticas, libertação de gases tóxicos,